Terça, 17 Junho 2014 13:03

Prefeitura abre PNAIC 2014

PNAIC6Boas-vindas em cartaz na Semecet

A abertura e o primeiro encontro do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC) 2014 aconteceram no dia 04 de junho de 2014 na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (Semecet). O prefeito municipal José Silva, a Secretária Municipal de Educação, Adriana Delbone Haddad, diretores, coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores das escolas municipais, a  professora orientadora de estudos Fernanda Dias de Souza e a coordenadora Maria Irene Delbone Haddad marcaram presença no evento.

PNAIC3Prefeito José Silva prestigiou a abertura...

PNAIC4...e participou da entrega de kit com material a ser usado durante o ano

O PNAIC iniciou suas atividades no município em abril de 2013. No ano passado as ações foram voltadas para o letramento, através de diversas atividades. Produção de textos, projetos de leitura e sequências didáticas nas escolas foram as atividades desenvolvidas. Nesse ano, a formação continuada de professores alfabetizadores tem foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.

PNAIC1Kit contendo caderneta de anotações e pasta catálogo para elaboração de portfólio

A pós as boas vindas da coordenadora houve uma apresentação matemática de todos os participantes (idade, peso, quantidade de filhos, etc.). A coordenadora propôs uma avaliação do ano de 2013.  A orientadora explicou sobre o PNAIC e o seu funcionamento em 2014. Logo após foram entregues os materiais confeccionados para uso durante o ano: caderneta de anotações e pasta catálogo para elaboração de um portfólio. Ao final foi servido um delicioso jantar a todos os participantes.

PNAIC2Adriana Delbone Haddad, secretária Municipal de Educação

Em 2014  o Pacto dará formação continuada com ênfase em matemática

Professores de escolas públicas que lecionam em classes de alfabetização do 1º ao 3º ano do ensino fundamental participarão, este ano, de um novo curso de formação continuada, promovido pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A ênfase da formação será matemática, mas os professores continuarão os estudos de língua portuguesa, tema principal dos cursos em 2013. Cerca de 300 mil educadores, que trabalham em 5.420 municípios brasileiros, aderiram ao programa em 2012.

PNAIC5Professora recebe kit das mãos da orientadora Fernanda Dias

PNAIC7Grupo de estudo

Lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff, em novembro de 2012, o PNAIC é um compromisso dos poderes públicos para alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, no máximo – até o fim do terceiro ano. A adesão de estados, Distrito Federal e municípios é a forma de alcançar o objetivo.

PNAIC8Professora exibe material do curso

PNAIC9Exemplo de pessoa esforçada: mesmo com a "cabeça cortada", orientadora conduz dinâmica!

Para os cursos de alfabetização matemática, os professores de turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental vão contar com 13 cadernos de formação. O material aborda conteúdo a ser ensinados aos estudantes. Desse conjunto de cadernos, dois orientam sobre o trabalho com jogos na alfabetização.

Texto e fotos: Maria Irene Delbone Haddad – Revisão: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO