Quinta, 26 Novembro 2015 12:41

Alunos de duas escolas de Nova União são destaques em Olimpíada de Astronomia

OBA5Alunos das Escolas Municipais Manoel Francisco...

Noventa e quatro (94) alunos da manhã e tarde (8º Ano-A e B e 9º Ano-A e B) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Francisco de Oliveira participaram da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) promovida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Noventa e três (93) alunos com notas acima de 7,0 receberam certificados e um (1) aluno (Oziel Silva dos Santos) com nota superior a 9,0, além do certificado, recebeu também uma medalha de bronze. A Escola participou no nível 3.

OBA6...e Antônio Carlos fizeram ótima paraticipação na OBA 2015

Na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pólo (EMEIFP) Antônio Carlos houve a participação de 19 alunos do 5º Ano, no nível 2. Treze (13) alunos receberam certificados e seis (6) alunos, além dos certificados, foram premiados também com medalhas. Três medalhas de bronze (Valcimar dos Santos Franca, Alan Venâncio Gomes e Rafael da Silva Vanderlei) e três medalhas de ouro conquistadas por Karine Faria dos Santos, Tayla Pereira Nascimento e José William Santos Leopoldino Venturoso. Nas duas escolas a cerimônia de entrega de certificados e medalhas foi na manhã desta quarta-feira, 25, com participação de toda a comunidade escolar.  Segundo informações da OBA, Luciane Conceição de Meireles e Rosenilda Evangelista da Silva são as professoras representantes das Escolas Antônio Carlos e Manoel Francisco, respectivamente.

OBA1Participantes da Manoel Francisco

OBA2Participantes da Antônio Carlos

De acordo com correspondência recebida da universidade, a OBA “é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)”.

OBA3Medalhista da Manoel Francisco

OBA4Medalhistas da Antônio Carlos

Entenda os níveis em que participaram as escolas de Nova União

http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/regulamento%20oba%202015.pdf é o site da OBA, do qual extraímos as informações sobre os níveis e respectivas séries participantes: “Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4º ao 5º ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas; c) Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 6º ao 9º ano no regime de 9 anos. Duração desta prova: duas horas;”.

Ainda de acordo com o site mencionado “As provas são compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio”. A prova foi elaborada com sete (7) perguntas de Astronomia e três (3) de Astronáutica.

Texto e Fotos: Anfrízio Santana – Jornalista – MTb-SP: 59.957 – (69) 3466-1122 ou 8107-0775 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Nova União – RO